
O que irá mudar e o que continua igual
O setor farmacêutico fabrica e distribui uma grande variedade de medicamentos em todo o mundo. Juntamente com essa produção, pesquisas extensas e requisitos regulatórios rigorosos geram uma grande quantidade de documentação que deve ser traduzida para atender aos requisitos éticos e regulatórios locais. As empresas de tradução tornaram-se parceiras essenciais para atender a essas exigências regulatórias. Entretanto, à medida que novos participantes pressionam por mudanças, o que vai mudar – e o que não vai?
Em primeiro lugar, vamos examinar o que impulsionaria essas mudanças. A tecnologia está avançando rapidamente, as demandas regulatórias estão se tornando mais rigorosas, os prazos de entrega estão mais apertados e a importância da segurança dos dados e das nuances culturais está crescendo. Esses fatores estão remodelando significativamente o setor de tradução técnica. Então, o que podemos esperar que mude no setor de tradução farmacêutica?

Vamos começar com a palavra da moda do momento – você adivinhou: IA. As ferramentas de IA estão remodelando a tecnologia de tradução, semelhante a inovações passadas como as memórias de tradução (TMs) e a tradução automática (MT) na década de 1990. As demandas regulatórias estão evoluindo juntamente com o acesso maior à informação, levando as agências reguladoras a exigir maior qualidade da documentação traduzida – uma mudança bem-vinda. As preocupações com a segurança dos dados estão mais relevantes, o que já era de se esperar. A inclusão de falantes de idiomas estrangeiros é uma nova fronteira, exemplificada pelo fato de o vietnamita se tornar um idioma oficial em São Francisco, CA, em 2024.
O que não deve mudar – pelo menos no curto prazo? A necessidade de supervisão humana na seleção, treinamento, aplicação e verificação da IA é crucial. A IA de qualidade não é barata, e prompt engineers, tradutores e revisores ainda são necessários para as correções e adaptações necessárias. Isso não se aplica apenas a tarefas de qualidade crítica: A decisão do McDonald’s de remover as ferramentas de pedidos com IA de seus drive-thrus nos EUA em 2024 ressalta a importância contínua do envolvimento humano. A adaptação cultural, especialmente na tradução de termos de consentimento livre e esclarecido (TCLEs), continuará a depender de tradutores e revisores experientes. Considerações éticas e o cumprimento de padrões regulatórios locais específicos continuam sendo tarefas nitidamente humanas, nas quais a experiência das empresas de tradução se destaca.
Os próximos anos, e talvez não apenas 2025 e 2026, provavelmente serão lembrados pela colaboração intensa. Tradutores, revisores e revisores colaborarão estreitamente com pesquisadores, coordenadores de estudos, gerentes médicos e especialistas em garantia de qualidade, cada vez mais capacitados por novas ferramentas tecnológicas específicas para suas funções. Essa colaboração promete, sem dúvida, um futuro empolgante e promissor.